Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

É possível restringir o prazo das medidas cautelares diversas da prisão?

há 2 anos

Trata-se da manutenção de medidas menos gravosas que a prisão decretadas com a presença de fundamentos concretos e contemporâneos aos fatos imputados.

Isso porque as circunstâncias do caso concreto, em que a paciente é acusada de reiteradamente internalizar mercadorias importadas, de alto valor, sem o correspondente pagamento de tributos, no contexto de transnacionalidade, justificam a manutenção da medida cautelar de retenção do passaporte.

Conquanto a paciente esteja cumprindo as referidas medidas cautelares há tempo considerável, não é possível se reconhecer a existência de retardo abusivo e injustificado, de forma a caracterizar desproporcional excesso de prazo no cumprimento da medida.

Vale destacar que não há disposição legal que restrinja o prazo das medidas cautelares diversas da prisão, as quais podem perdurar enquanto presentes os requisitos do art. 282 do Código de Processo Penal, devidamente observadas as peculiaridades do caso e do agente.

Refere-se ao AgRg no HC 737.657-PE, Rel. Min. Reynaldo Soares da Fonseca, Quinta Turma, por unanimidade, julgado em 14/06/2022. Info 741.

  • Sobre o autorAdvogado em Santa Catarina, especialista em Direito Penal e Processo Penal.
  • Publicações21
  • Seguidores45
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações12
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/e-possivel-restringir-o-prazo-das-medidas-cautelares-diversas-da-prisao/1551082882

Informações relacionadas

Rodolfo Fernandes, Advogado
Artigoshá 2 anos

O que são as medidas cautelares diversas da prisão?

Andrezza Machado, Advogado
Artigoshá 3 anos

Medidas Cautelares Diversas da Prisão

Beatriz Auricino, Estudante de Direito
Artigoshá 8 anos

Medidas cautelares diversas da prisão

Anderson De Azevedo Vargas, Estudante de Direito
Artigoshá 2 anos

Medidas cautelares diversas da prisão

André Borges Marques Ribeiro, Advogado
Artigoshá 4 anos

Medidas Cautelares Diversas da Prisão

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)